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Não há como ter certeza de como era música produzida pelos homens das cavernas, pois naquela época não havia nenhum tipo de registro sonoro-musical.  As informações sobre a pré-história baseiam-se em referências documentais não escritas, que funcionam como fontes históricas, tais como pinturas rupestres, fósseis e ossadas, sítios arqueológicos, esculturas, ferramentas…

Há desenhos rudimentares feitos em paredes de cavernas pelos homens pré-históricos, onde aparecem manifestações de dança, indicando movimentos corporais provavelmente acompanhados de música primitiva e de sons vocais.

Acredita-se que os homens pré-históricos tentavam imitar os sons da natureza com onomatopeias. Um dos motivos seria imitar sons de animais menores para caçá-los ou para atrair predadores, a quem eles também caçavam.  Outro motivo seria afugentar uma fera.

O homem pré-histórico usava ferramentas rudimentares (pedras, galhos e troncos, chifres, ossos, dentes, conchas, cascas de coco, sementes, cabaças, etc) para diversos fins, inclusive para a música. Seu corpo também era usado como instrumento musical, tanto melódico como rítmico, por meio da voz e da percussão corporal.

Além de seu uso com gritos, grunhidos e posteriormente canto primitivo, a voz também foi usada como instrumento rítmico, por exemplo, estalos de língua, sons vocais ritmados, etc.

Uma flauta de osso de urso, descoberta na Eslovênia (Sítio arqueológico Divje Babe) em 1995, foi submetida ao exame de carbono 14 que estimou sua idade em aproximadamente 50.000 anos A.C., época do homem de Neandertal, tornando-a o instrumento melódico de sopro mais antigo do mundo. Em homenagem ao seu provável criador, esta flauta recebeu o nome de Flauta de Neandertal.

Na pré-história a música era usada nas mais variadas ocasiões, como por exemplo: para celebrar a caça, para realizar rituais de agradecimento, para aplacar a fúria ou fazer pedidos aos deuses. Nesse sentido a música era usada como um meio de comunicação com o divino.

 

Ensinando sobre a música pré-histórica

Provoque os alunos perguntando como eles imaginam que era a vida do homem das cavernas: como se vestiam, o que comiam, como se comunicavam, quais eram suas dificuldades.

Comente que naquela época não havia televisão, nem computador, nem celular… Não havia orquestra, nem teatros, nem shows, nem cinema, nem instrumentos musicais (da forma como os conhecemos hoje). “Como, então, o homem pré-histórico ouvia música? Como ele começou a fazer música?”

Essa conversa informal pode ocorrer com alunos de todas as faixas etárias, de maneira mais profunda ou mais superficial, de acordo com o nível de entendimento e de interesse.

Comente que o homem das cavernas ouvia os ritmos e os sons da natureza, e tentava imitá-los. Fomente um debate: “O que o homem pré-histórico usava para imitar tais sons? Não havia lojas ou supermercado onde ele pudesse comprar qualquer material ou objeto… então como ele fazia?”

Ouça os comentários dos alunos e explique que o homem das cavernas usava materiais da natureza e seu próprio corpo para produzir sons. Por exemplo: ao observar o vento passar pelos caniços e produzir um som assobiado, ele tentou soprar dentro do caniço e talvez essa tenha sido a primeira flauta…

Comente ainda que ele descobriu que juntando e chacoalhando conchinhas do mar, sementes, dentes ou unhas de animais, ele podia fazer guizos.

Ele descobriu também os sons das clavas manejando dois galhos de árvores e batendo um contra o outro. Também explorou os sons de seu corpo, como bater o pé no chão, estalar a língua, bater palmas, bater no peito, pular, etc…

Após esta conversa, desenvolva atividades diferenciadas de acordo com as faixas etárias. Veja algumas ideias!

Com alunos pequenos você pode montar um painel para trabalhar com arte rupestre, ilustrando experiências musicais do cotidiano (um pássaro cantando, uma criança chorando, uma pessoa cantando, um trovão…). Posteriormente, é possível realizar uma dinâmica musical em que os alunos possam imitar os sons vocais que imaginam que os homens das cavernas tenham feito, bem como suas percussões, com pés, mãos, batidas de punho no peito, estalos de língua, etc.

Alunos maiores podem criar individualmente um desenho ou uma composição com colagem que represente como o homem pré-histórico teria começado a fazer música. Se optar pela atividade em grupo, os alunos podem criar uma maquete. Você também pode solicitar que os alunos tragam de casa materiais com os quais o homem pré-histórico teria feito seus primeiros instrumentos musicais e demonstrem sua sonoridade para a turma

Outra ideia seria montar grupos e pedir que desenvolvam uma pequena peça de teatro sobre a música das cavernas. Para aqueles que fogem de apresentações ao vivo, por timidez ou nervosismo, fazer vídeos é uma opção, pois evita a exposição direta e propicia que a mesma cena seja regravada várias vezes antes de ser exibida à turma. Outra opção é solicitar aos alunos que contem como o homem pré-histórico se relacionava com a música por meio de storyboard*, animatic**, videomatic***.

 

*Storyboard é um recurso usado para desenvolver o roteiro de uma ideia, em formato de história em quadrinhos. Pode utilizar desde bonecos palitos até ilustrações elaboradas, em diversos tamanhos e cores.

**Animatic é um storyboard animado onde é possível inserir áudio, seja música, vozes ou efeitos sonoros. Com os programas Adobe Premiere, Movie Maker, Flash ou quaisquer Softwares de edição de vídeo, pode-se desenvolver o Animatic.

***Videomatic é um animatic que usa imagens fotográficas ao invés de ilustrações, com inserção de áudio.

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