Mocilyc – Movimento da Cancão Infantil Latinoamericana y Caribenha
O Mocilyc começou em Havana, Cuba, em 1995, a partir de um encontro de nível continental em que se achavam reunidos cancionistas, músicos, poetas, intérpretes, pesquisadores, professores, terapeutas, produtores, e artistas voltados ao universo da canção infantil.
Esse primeiro encontro deu origem a outros realizados em Maracaibo, Venezuela (1996), México, DF (1997), Córdoba, Argentina (1999), Bogotá, Colômbia (2001), Belo Horizonte, Brasil (2003), Montevideo, Uruguai (2005), Lima, Peru (2007) e México DF (2009), Argentina (2017), Guatemala (2019)
Entre outros propósitos defendidos pelo movimento destaco os seguintes:
- a) impulsionar a comunicação e o intercâmbio artístico e acadêmico entre os profissionais atuantes na área;
- b) abordar a canção para crianças como obra de arte voltada aos interesses próprios das crianças desde as perspectivas artísticas, educacionais, lúdicas e culturais;
- c) inserir a canção infantil no âmbito das manifestações populares, estabelecendo o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade de forma a fortalecer a identidade cultural de cada país;
- d) estabelecer estratégias de ações políticas e culturais que venham a favorecer toda a cadeia produtiva do produto cultural;
- e) respeitar e promover a diversidade cultural e a variedade de expressões artísticas;
- f) elevar o nível de elaboração conceitual e da qualidade artística das propostas musicais para a infância no continente.38
O Mocilyc integra os seguintes movimentos nacionais: Papagayo Azul, no Uruguai (coordenado pelo compositor e intérprete Julio Brum); Movimiento Colombiano de la Canción Infantil, na Colômbia (coordenado por Jorge Sossa), Crim – Creadores Infantiles de Chile e Movimento Brasileiro da Canção Infantil, coordenado por Márcio Coelho e Ana Favaretto.
Papagayo Azul lançou recentemente o portal www.butiá. com.uy – primeira e única loja eletrônica de canções infantis da América Latina – em uma iniciativa que corrobora a urgência de se criarem novos espaços e alternativas no campo da difusão e distribuição dos produtos fonográficos independentes ligados à infância.
Na argentina, temos o Momusi (Movimiento de música para niños), que nasceu quase paralelamente ao Mocylic, mas que não tem vínculo institucional com o mesmo, embora ambos compartilhem dos mesmos ideais e mantenham diálogos entre si. Atuando desde 1997, o Momusi teve como um de seus principais fundadores a compositora, educadora e produtora musical Maria Teresa Corral. Tem por objetivo a realização de ciclos de música, encontros, capacitações, programas educativos além de promover o Encontro Nacional da Música Infantil a cada dois anos.
O I Encontro Brasileiro da Canção Infantil, realizado em Ribeirão Preto-SP, entre os dias 1 e 4 de julho de 2010, sob a curadoria de Márcio Coelho e Ana Favaretto, reuniu cancionistas, músicos, professores e pesquisadores comprometidos com a canção infantil. Na ocasião, os participantes selecionados realizaram apresentações artísticas, oficinas, palestras, mesas redondas e fundaram, conforme a meta preestabelecida pela organização do Encontro, o Movimento Brasileiro da Canção Infantil sobre o qual Márcio Coelho nos fala:
O Movimento Brasileiro da Canção Infantil já nasce ligado ao Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Ca-ribenha e tem por objetivo reunir artistas, professores e pesquisadores que se ocupem responsavelmente da música ou da canção feita por ou para crianças.
O II Encontro Brasileiro da Canção Infantil aconteceu no mês de maio de 2014, na cidade de Curitiba e teve como idealizadores e coordenadores as compositoras e produtoras culturais Mara Fontoura e Rosy Greca e os compositores e professores universitários Lydio Roberto e Indioney Rodrigues.
Também são objetivos do Movimento:
- Congregar o maior número possível de profissionais brasileiros ligados ao fazer musical e cancional direcionado ao público infantil;
- Discutir a produção musical e cancional brasileira para crianças;
- Aumentar a participação brasileira nos encontros bianuais promovidos pelo Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha;
- Promover encontros bianuais, nos anos em que não acontecem os encontros do Movimiento Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña;
- Criar mecanismos de divulgação da produção cancional e acadêmica de seus membros.
Certamente essa ação político-cultural, na medida em que promova a unidade e a coesão entre artistas, produtores e demais profissionais oriundos das diversas regiões, será capaz de mudar o rumo desse gênero de canção no país, atraindo a atenção dos meios de comunicação, das gravadoras e distribuidoras, dos órgãos governamentais, dos departamentos de marketing das empresas, da sociedade em geral, e em particular da família e da escola, importantes aliadas nesse movimento e principais responsáveis pela formação integral e saudável da infância brasileira.