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Em sala de aula acontecem algumas situações inusitadas que nos servem de lições muito mais valiosas que a própria lição que estava sendo ensinada aos alunos. Uma oportunidade dada a uma criança no momento certo, às vezes é tudo o que ela precisa para se auto afirmar e sentir-se incluída em seu grupo.

A professora Rosa Maria, da equipe pedagógica da Cântaro, realiza com seus alunos algumas atividades construindo no chão da sala de aula uma pauta gigante, sobre a qual as crianças se movimentam na direção horizontal e vertical como fossem as notas musicais.

Certo dia realizando um exercício de percepção com intervalos, que consistia no aluno andar na pauta de acordo com as notas tocadas no teclado, percebeu a ansiedade de um aluno especial em participar da atividade. Tratava-se de um cadeirante com limitadíssimos movimentos de membros superiores e inferiores.

Num impulso a professora tirou-o da cadeira de rodas, posicionou-o sobre a pauta e iniciou a sequência sonora.

A cada intervalo tocado a criança se arrastava para o lugar exato no pentagrama. Os demais colegas agrupados ao redor, acompanhavam eufóricos a atuação do menino, como uma torcida esportiva, estimulando-o a seguir em frente. Ao final do exercício, tendo acertado todos os intervalos, ele foi aplaudido pela classe toda e a professora não conseguiu conter as lágrimas pela grande emoção daquela situação inesperada.

Exausto fisicamente pelo esforço concentrado, mas com a alma leve, a expressão da criança no final da atividade era de pura realização, superação, felicidade!

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